Nossa, e agora? Será que
eu fiz bem em assistir a "Confidencial" logo em seguida de
"Capote"? Eu fiquei pensando que "Confidencial" estaria em
desvantagem, posto que eu já conhecia a história e é inevitável - já que os filmes
têm a mesma sinopse - compará-los. Mas, assim, pensando melhor acho que eu tive
uma sensação próxima da que teve o público que acompanhou os filmes quando
foram lançados, ambos foram produzidos na mesma época, mas os produtores de
"Confidencial" resolveram lançá-lo um ano depois e por mais que sejam
filmes muito distintos é bem provável que seja essa uma das razões para a
arrecadação pífia de "Confidencial" perto de "Capote", sei
lá, as pessoas não quiseram conferir a mesma história. Mas elas perderam, pois
o filme é sensacional, aliás os dois são fantásticos.
Eu
tinha a nítida impressão que escolheria um, e meu coraçãozinho apontava para
"Confidencial", mas nada disso, os dois são ótimos, e são diferentes
apesar de contar a mesma história, e isso é maravilhoso. Quando temos uma
oportunidade como esta percebemos que: 1) não devemos acreditar tanto em filmes
baseados em histórias reais, pois são, como está claro na frase, baseados, o
que quer dizer que há grande dose de "licença poética" e 2) a beleza
de poder enxergar a lindeza que é o cinema, que cada produtor/roteirista/diretor/ator
vai apresentar uma história da sua maneira de ver aquilo e essa pessoalidade e
humanidade é algo bonito de ver e que passa despercebido quando vemos filmes,
não é mesmo? A não ser que você tenha essa experiência que estou descrevendo, de
ver dois filmes com a mesma sinopse, mas que optam por caminhos bem diferentes e que por isso deixam a gente, no final das contas, com a impressão que não dá conta de
compreender a personalidade e o episódio que foi Truman Capote.
Eu realmente achei que tomaria partido de um filme baseada na
minha experiência com "Jornada da Alma" e "Um Método
Perigoso", que apesar de mostrar pontos de vista diferentes (em
"Jornada" o filme é centrado na Sabina e em "Método" em
Jung), pra mim "Jornada" é muito melhor, em vários sentidos. Mas em
"Confidencial" e "Capote" não, eles conseguiram fazer
escolhas distintas e todas boas. Enquanto "Capote" é um drama, em
certas cenas pesado e angustiante, "Confidencial" escolhe matizar o
drama (que também existe, claro) com tons mais leves, entrelaçando a história
da escrita de "A Sangue Frio" com cenas até fúteis de Truman Capote
com as amigas de alta classe novaiorquina. Os Trumans dos filmes também são
iguais mas diferentes, o de Phillip Seymour Hoffmann é um estilo mais
intelectual e sofrido, o de Toby Jones é mais descontraído, brincalhão e fútil (além
de super fofoqueiro), mas ambos levam as características únicas de Capote, sua
voz, seu estilo, seus trejeitos e o fazem de maneira magistral.
Outra
coisa bem interessante são as nuances que os filmes desenvolvem, enquanto que
"Capote" desenvolve uma relação tensa entre Truman e Perry, que
termina em drama para Capote, porque além do envolvimento com o livro e Perry
ao final ele já desejava sua morte e este desejo transformou-se em angústia
alucinante para Truman; em "Confidencial" Truman e Perry se
relacionam, amorosamente, e a morte de Perry é também sofrimento e perda para
Truman.
"Confidencial"
ainda tem escolhas certas, entremeia a narrativa com falas das personagens
(baseadas em pessoas reais) como se o filme fosse um documentário sobre Truman
Capote, mas isso é feito em pinceladas, não torna o filme um
pseudo-documentário (como Zelig). Além disso eu gostei bastante da edição, na
qual vários assuntos são abordados por vários personagens, um começa contando e
vai cortando para outras cenas, com outras pessoas (parecendo às vezes uma
grande rede de fofoca, mas o efeito é muito bacana).
Li
num site que "Confidencial" foi produzido por um estúdio independente
(ta lá, no início, Warner Independent Pictures) enquanto “Capote” foi produzido pela
Sony. Mas os outros números eu não consigo entender, enquanto “Capote” foi
produzido por 7 milhões de dólares, "Confidencial" teve o orçamento
de 13 milhões, e "Confidencial" tem em seu elenco muitos mais atores
conhecidos do grande público. Por outro lado, enquanto que “Capote” arrecadou 4
vezes seu valor, "Confidencial" não conseguiu nem um terço (as
informações estão aqui). Eu não entendo como isso acontece, como a indústria do
cinema funciona, mas acho realmente uma pena – em termos de número - "Confidencial"
ficar tão atrás de “Capote”, porque em termos de cinema, ambos são um deleite.
Confidencial (Infamous,
EUA, 2006) ****
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